quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Não ter pena de si mesmo...

Nunca vi um animal selvagem ter pena de si mesmo, um pássaro cai morto de cima de uma árvore, sem nunca ter sentido pena de si mesmo.


Outro dia postei esse pensamento no FB e um amigo meu, de forma bastante clara, me disse que não havia entendido nada... Achei que era piada, mas conversando com outra pessoa, ao tentar me explicar o enredo desse pensamento, percebi que havia mais de uma interpretação e assim, dava um post...rs

Ao pé da letra, uma animal age por instinto e faz o que precisa ser feito sem pestanejar... Se precisa entrar no rio, não fica imaginando o frio que vai sentir, o resfriado que poderá ter, ou ainda o cansaço se entrar no rio e não conseguir o que planeja. Ele simplesmente faz o que precisa ser feito e ponto. Independentemente do resultado final ele não se questiona, pois tem a certeza de que fez o melhor.

Um animal não deixará de entrar numa disputa com medo de se machucar, mesmo sendo menor e mais fraco. Após a briga, machucado, entraria novamente em uma outra briga sem pensar em seus ferimentos, sem sentir pena de si mesmo!

A busca pela superação, por fazer o melhor com o objetivo sempre de ganhar, não deixar de fazer nada por PENA de Si Mesmo!

3 comentários:

  1. Eu ainda acredito que nem mesmo o ser humano deixa de fazer algo por pena de si mesmo.
    Acredito que todo ser humano age, assim como os demais animais não humanos, segundo seus instintos e seguindo as regras da vida animal: otimização da força. Noutras palavras: quanto mais fácil for o caminho a seguir para obter um determinado resultado, quanto menor for o esforço para se chegar ao intento, quanto mais tranquila for a empreitada para o alcance do objetivo, tanto mais chances de agir assim terá o animal.
    Não é incomum um leão abandonar sua presa para uma hiena (menor e mais fraca que ele) porque está cannsado (e tem consciência disso)para lutar com a oportunista.
    A diferença entre nós e eles é que nós temos que nos consolar e arranjar desculpas para nossa inação ao invés de aceitar que não temos condições momentâneas de nos mover para a empreitada.

    ResponderExcluir
  2. O amigo que não tinha entendido nada era eu mesmo...

    ResponderExcluir
  3. Fabiane,
    É verdade mesmo, ele faz o necessário, usando somente a razã, que neste caso é o instinto. Mas nós ainda que tentamos, sempre ouvimos nossos sentimentos e o coração, que pulsa muito a cada decisão a ser tomada...
    Fazer o que né???
    Bjs

    ResponderExcluir

Adoraria saber a sua opinião!!!