terça-feira, 10 de agosto de 2010

Aprendendo a Amar e Respeitar

Sempre tive cachorros... sou louca por eles... estão sempre no colo, chamo de filho, dormem na cama e as vezes dividimos o sorvete...

Tenho dois: O Boni – macho castrado que é pai da Karu- fêmea com um temperamento muito parecido com o meu... Já me fez passar muita vergonha tentando morder cães maiores e crianças...

Há quase dois anos quando minha filha nasceu, eles perderam o reinado. Nada de dormir na cama, nada de colo, nada de latir... além de perderem a mordomia, perderam toda a atenção para a Manoela.

Neste tempo de convívio entre os três, já saíram alguns “arranca pelos”, nada muito grave, mas quem trazia o maior perigo era a Manoela que não tem nenhum medo deles... A alegria dela é sair correndo atrás deles puxando pelo rabo... Claro que eles fogem dela.

No começo eles rosnavam, nem chegavam perto... a Karu chegou a avançar na Manu uma vez...

Tenho percebido que o relacionamento dos três amadureceu...rs

A Manoela não puxa mais o rabo deles, chama com o “bifinho”na mão, e faz carinho... e eles não fogem dela...

A Karu (mesmo dormindo) acorda com o chorinho da Manoela e é a primeira a chegar no quarto pra “ver o que está acontecendo”. Se eu demoro um instante a mais pra atender ao choro da Manoela, qualquer um achará graça nos dois cães rosnando ao meu lado...rs

Os três encontraram seu espaço, aprenderam seus limites, o respeito e se amam... é claro que vez ou outra sai um “pega”, mas nada agressivo.

Para chegarem a isso, nenhum deles precisou de terapia, conselhos ou passar horas em uma DR (Discutindo Relação), eles somente precisaram SE CONHECER...

Se isso é instinto, cadê o Meu???

Um comentário:

  1. Eles não precisaram de terapia porque uma criança está mais próxima do animal não humano e vice versa do que um adulto. Sobretudo quando o paradigma é um cachorro

    Dizem que um cachorro aprende tantas palavras quanto uma criança de 02 anos e tem a mesma capacidade de discernir objetos que essa mesma criança. Por outro lado, os instintos numa criança me parecem menos refinados do que nos adultos, logo são mais próximas da natureza animal.

    Seres humanos adultos já refinaram seus instintos e mascaram seus sentimentos. Por isso não raramente, têm dificuldades de entender porque estão agindo de um jeito e não de outro: é difícil encararem-se no espelho vendo a imagem que não gostariam de ver.

    http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/780170-homem-precisa-se-enganar-diz-biologo.shtml

    ResponderExcluir

Adoraria saber a sua opinião!!!