terça-feira, 6 de julho de 2010

Insatisfação

São os hormônios ou será que penso demais?
É falta de trabalho ou o excesso dele??
O fato é que nem sempre a insatisfação está relacionada a algo pontual, mas ela existe e incomoda loucamente...
A fábula "O círculo vicioso", de Machado de Assis, retrata as mazelas humanas representadas pelo ciúme e pelo sentimento de insatisfação. É um belo exercício de reflexão sobre a vida.

Bailando no ar, gemia inquieto o vagalume:
"Quem me dera que fosse aquela loura estrela
que arde no céu azul como uma eterna vela!"
Mas a estrela, fitando a lua, com ciúme:

"Pudesse eu copiar o transparente lume,
que da grega coluna à gótica janela,
contemplou suspirosa, a fronte amada e bela!"
Mas a lua, fitando o sol com azedume:

"Mísera! Tivesse eu aquela enorme, aquela
claridade imortal que toda luz resume!"
Mas o sol, inclinando a rútila capela:

"Pesa-me esta brilhante auréola de nume...
Enfara-me esta azul e desmedida umbrela...
Porque não nasci eu um simples vagalume?"

Um comentário:

  1. Olá Fabiane,
    Vim lhe conhecer e agradecer seu carinho ali no meu blog, fico feliz por estar gostando...rsrsr

    Eu também vivo insatisfeita com um monte de coisas, sou inquieta, impaciente, ariana, brava...Costumos compartilhar meus pensamentos, minhas experiências e isso tem me feito bem!

    Bjs e ótimo feriado ai em Sampa

    ResponderExcluir

Adoraria saber a sua opinião!!!