terça-feira, 13 de setembro de 2011

Sexo Sem Compromisso

Trata-se de mais uma comédia romântica do século XXI, onde o autor propõem colocar Homens e mulheres em pé de igualdade e, neste caso, com a situação invertida diante do tradicional do gênero. Claro que para garantir a comédia do “romantismo” algumas cenas são exageradas e com atitudes um pouco desmedidas e tenho pra mim, que dificilmente poderiam ser reais... De qualquer forma a atuação desenvolta de Natalie Portman e do lindinho do Ashton Kutcher garante risadas, torcidas, alguma reflexão e um tiquinho de dor de cotovelo...

A reflexão fica por conta da tendência machista na luta em não julgar o comportamento das pessoas, digo da mocinha do filme, quando ela deixa muito claro do seu objetivo na relação = AUSÊNCIA DE COMPROMISSO. Assim, eles concordam em manter uma relação para desfrutarem de momentos de sexo saudável e divertido sem envolvimento emocional. Logo, é proibido: dormir de conchinha, tomar café da manhã juntos, olhos nos olhos e etc...

Tudo ia muito bem, pois o mocinho idealizava apenas se curar de uma tremenda dor de cotovelo, massss.... ele se apaixonou por ela e tudo ficou difícil... Começaram a discutir relação, cobranças, insistências e mudaram a sintonia... Foi um pra cada lado chorando suas mágoas... Claro que no final eles ficam juntos tornam-se namorados e felizes para sempre...

Mas daí o ponto para reflexão permanece, as principais perguntas são:

1) Uma mulher pode querer e conseguir um parceiro para um “sexo sem compromissos” sem ser julgada como NÃO seria julgado um homem que decidisse o mesmo????

2) Conseguem, um homem e uma mulher, manterem uma relação com sexo saudável, divertido, sem cobranças e brigas e NÃO se envolverem emocionalmente???

Eu mesma, tenho umas cinco respostas diferentes para cada uma dessas perguntas...

Pra quem não assistiu, vale a pena ver!!!

Beijo pra Amigue Tati Kapor pela dica do filme!!! Vale dizer que algumas cenas foram inspiradas nela....

Um comentário:

  1. Filminho gostoso. A atuação da linda Natalie é, como sempre, impecável. E a abordagem dessa questão bem atual do "friends with benefits" é engraçadinha.

    Mas respondendo à suas perguntas:
    a) Sim, a mulher pode conseguir um parceiro sexual sem compromisso sem, necessariamente, ser julgada por isso. É infantilidade e exacerbado conservadorismo imaginar que homens possam saciar sua libido em boa companhia sem, com isso, estar vinculado a alguém enquanto as mulheres devem sem restringir à diversão íntima solitária.

    b) Sim, é totalmente possível que homens e mulheres tenham entre si uma relação sexual descompromissada, saudável, divertida, sem cobranças e sem brigas. Basta lembrar que os profissionais que prestam serviços sexuais já o fazem com seus clientes sem quaisquer comprometimentos de parte a parte entre uns e outros. E não há diferença essencial alguma entre o sexo remunerado e aquele não remunerado quando o objetivo final é não levar a uma relação estável que envolva paixão ou amor. Se na prostituição o cliente paga por um serviço que é, em última análise, a satisfação sexual, de outro lado o prestador de serviços o faz com vistas ao lucro financeiro com o serviço prestado; ao passo que na amnizade colorida o que ambos querem é a satisfação sexual de parte a parte. E tanto na relação sexual remunerada quanto na não remunerada pode haver habitualidade entre os mesmos personagens sem que isso leve às consequências negativas. O problema reside no fato de que nas amizades coloridas, ao invés do que ocorre na prostituição, nem sempre fica clara a natureza do envolvimento e não raramente o vínculo de amizade criado gera intimidade suficiente para brigas que não haveriam noutra esfera da relação. Além disso, não raramente alguém se apaixona ou confunde aquela relação carnal com amor. Mesmo com profissionais do sexo isso ocorre, imagine quando a questão é de amizade? Estar lado a lado com alguém que é meigo, simpático, amigo, bom ouvinte, cheiroso, agradável, inteligente, bem humorado, companheiro, solidário, de bom gosto, bom de cama e disponível? Não é tentador?

    Eu, que quando era solteiro, experimentei as chamadas amizades coloridas, descobri que muito pouca gente consegue chegar a esse nível de relacionamento com intimidade mas com o respeito, a preservação e o distanciamento que qualquer amizade precisa para subsistir.

    ResponderExcluir

Adoraria saber a sua opinião!!!