sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Responsabilidade pessoal



Uma das frases mais equivocadas que já ouvi na minha vida, é extremamente famosa e foi traduzida para dezenas de idiomas no mundo todo...

Em Português, ela diz..

"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas" St Exupery


Qual a explicação para essa transferência de responsabilidade??

A pessoa que "se deixou cativar" era um inocente, semi retardado e incapaz? Se sim, o responsável por isso, é quem o deixou cair nas garras do "Cativador", senão...

... Vamos assumir nossos próprios atos!

Ninguém pode ser responsabilizado pelo sentimento de outro, pela dependência de outro, pela loucura do outro. O fato de um terceiro não corresponder as expectativas, muito bem explicada pela atenção dispensada, pelas palavras ditas, pelas pseudo promessas ao pé do ouvido, enfim, felizmente não é culpa do OUTRO, quem deve responder pelas SUAS expectativas é você.

Eu mal dou conta de ser responsável por mim, quem dirá de uma outra pessoa!!

Essa transferência de responsabilidade é um mecanismo de defesa para aplacar o sofrimento que essa pessoa "te causou" sendo indiferente com vc.

Penso que abandonar a busca pelos culpados, a auto piedade, o sentimento de que "alguém me fez mal" pode ser o melhor caminho.

As coisas não acontecem por acaso, nem as pessoas que aparecem em nossas vidas também... veja bem o que pode ser aprendido com a experiência com o coração cheio de amor, lição dada é lição aprendida... garantia de não passar por isso novamente!

Cada um de nós é eternamente responsável pelo amor que dá e recebe... Nós mesmos e mais ninguém...



...É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoraria saber a sua opinião!!!